29 de setembro de 2011

Professor da rede pública lança obra na Bienal do Livro de Pernambuco

Fagulhas e Desejos já foi lançado este mês na Festa Literária de Marechal Deodoro (Flimar) e em Palmeira dos Índios, cidade natal do educador

Professor da rede pública lança obra em Bienal do Livro de Pernambuco

O professor da rede pública estadual Edson Marques Brandão lança nesta sexta-feira (30), às 19h, o livro “Fagulhas e Desejos” na Bienal Internacional do Livro de Pernambuco, que ocorre no Pavilhão de Exposições do Centro de Convenções de Olinda. No mesmo dia, o educador, que atua como professor no Centro de Educação de Jovens e Adultos Remy Maia, em Palmeira dos Índios, participa do debate “Literatura e Empreendorismo”, com Izabelle Valladares, no Café Cultural. 

A obra “Fagulhas e Desejos” é o resultado de experiências vividas pelo autor em sala de aula como estudante de escola pública e, posteriormente, como professor da mesma rede que transformou sua história. No livro, composto de crônicas e sonetos, reunidos em 84 páginas, o professor encontra nas palavras a possibilidade de revelar em linhas poéticas o olhar, o sentimento e o seu cotidiano no Agreste. 

“Esse livro é a realização de um sonho, é como um filho que alimentei e hoje o vejo formado para apresentá-lo ao mundo, mundo da literatura e da educação, que fazem parte da minha vida e que não consigo separar.”, frisa Brandão. E continua: “Os contos e os sonetos são meu escape, meu conforto. É por meio deles que me expresso, emito minha opinião, é quando deixo os números um pouco de lado e me dedico ao mundo das letras, abraço as palavras, a nossa língua, crio os versos. É neles que extravaso de verdade.”, completa.

Lançamento – A obra foi lançada no dia 20 de agosto, no Teatro Municipal de Cabo Frio, Rio de Janeiro, local onde o professor foi convidado para compor o grupo de acadêmicos correspondentes da Academia de Artes de Cabo Frio (Artpop). O livro também já foi divulgado em terras alagoanas: no último dia 10, houve lançamento na Festa Literária de Marechal Deodoro (Flimar) e dia 23 em de Palmeira dos Índios. 

A próxima etapa será expor a obra na V Bienal Internacional do Livro de Alagoas, promovida pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal), no dia 27 de outubro.


Por: Pollyanne Costa

]