14 de outubro de 2009

Homenagem ao Professor




Eu era pequenino quando conheci esta figura ímpar
Aprendi a amá-lo tão logo comecei a sentir sua dedicação e seu carinho e ao longo da vida:

Ensinou-me
A escrever as primeiras letras
A ler as primeiras palavras
A recitar os primeiros versos
A efetuar os primeiros cálculos
A rabiscar os primeiros desenhos

Devotou-me dedicação e amparo
Quando discuti com outras crianças
Quando caí e me machuquei, cuidou de mim
Quando enxugou minhas lágrimas
E segurou no meu braço para atravessar a rua

Mostrou-me
A beleza das cores presente nas coisas simples
Que poderia sempre superar as dificuldades
Que sempre estaria do meu lado me dando forças
Que a vida é um contínuo caminhar para frente

Não me privou
Da correção no momento do erro
Do abraço e do beijo pelo meu êxito
De me mostrar as sendas da vida
E impulsionar quais delas deveria seguir

Cresci e essa insondável criatura continuou a me acompanhar
Desanimei muitas vezes, mas ele me disse:
Vai em frente, eu te ajudarei, conta comigo!
Quando quis desisti ele me mostrou minha fraqueza
Garimpou minhas possibilidades e me fez retomar o caminho

Tornei-me adulto, obtive uma profissão
mas o que seria de mim sem esta pessoa tão espetacular

Foi paciente
Quando cheguei cansado à faculdade sem ânimo
Quando não obtive bom rendimento
Quando pedi para que explicasse o conteúdo novamente
Quando justifiquei e pedi para fazer a tarefa um outro dia

Foi um herói
Quando me deu bom exemplo
Quando apesar dos maus salários contagiou a turma com exemplos de honestidade
Quando nos mostrou sua história de vida, às vezes tão sofrida
Quando me fez perceber meu valor, resgatando minha auto-estima
Quando mesmo cansado, demonstrou entusiasmo
Quando triste, nos mostrou alegria
Quando muitas vezes me fez retomar a caminhada

Por todas essas coisas e por muitas outras,
Meu querido mestre, meu amado professor
Muito obrigado, por me fazer "mais gente", "mais humano", "mais sociável"...
Muito obrigado por ter escolhido um ofício tão sofrível
Muito obrigado por ter aceitado a missão que Deus te confiou
Ser mestre, assim como Ele o foi
Serei eternamente grato,
Meu amado professor!

Edson Marques Brandão
Diretor do CEJA Remy Maia - Palmeira dos Índios - AL


Com carinho a todos os professores pela passagem do seu dia.

]