8 de maio de 2012

Seminário Acadêmico Cultural movimentará Búzios em torno da cultura



Caros leitores, 

Segue a divulgação do II Seminário Acadêmico Cultural que acontecerá de 25 a 27 de maio em Búzios estado do Rio de Janeiro. Além do seminário, acontecerá a I Semana de Artes e Culturas Internacionais com exposições e feira literária. O primeiro seminário desta natureza aconteceu em 2011 na cidade de Cabo Frio, onde estive presente lançando o livro Fagulhas e Desejos. 

Segue divulgação.


“ I  S A C I ”
PRIMEIRA SEMANA DE ARTES E CULTURAS INTERNACIONAIS
 II SEMINÁRIO ACADÊMICO CULTURAL
                                                                                                                                                                                                       A ALAB – Academia de Letras e Artes Buziana, têm a grande satisfação em anunciar a realização, nos dias 25 a 27 de maio de 2012, no RADICAL PARQUE BÚZIOS (www.radicalparque.com.br), Estrada da Usina, 01, Centro, o “I SACI” – PRIMEIRA SEMANA DE ARTES E CULTURAS INTERNACIONAIS, fruto da iniciativa de vários membros do Corpo Acadêmico da ALAB, que pretende apresentar a arte e a cultura do nosso e destes países que culturalmente enriquecem Búzios. Dentro da programação consta a realização do “II Seminário Acadêmico Cultural”, evento itinerante idealizado por Dyandreia Portugal. O I Seminário foi realizado em 2011 pela ARTPOP de Cabo Frio, que elegeu a ALAB como anfitriã para o II evento desse ano de 2012 e que em 2013 será realizado no Rio de Janeiro pela ABRAMES.

O evento será totalmente gratuito para todos os participantes e ao publico em geral, pois o grande objetivo da ALAB é tão somente o lucro sociocultural. Todas as atividades ao longo destes dias serão realizadas na tenda gigante do parque além de outras tendas menores instaladas pela ALAB para as várias manifestações culturais que estão sendo planejadas na medida em que receberem inscrições, para exposições de pintores e outros artistas plásticos locais, escritores e visitantes dos diversos estados brasileiros e de outros países. Sendo ainda previsto espetáculos de danças e a apresentação especial do CIRCOLO DE CRIAÇÃO, belíssimo trabalho social, educativo e cultural, que é realizado em Búzios, que visa formar artistas e descobrir novos talentos, entre nossas crianças e jovens nas diversas faixas etárias.

Nesse período, também serão realizadas IV Feirinha Literária da LITERARTE exclusiva para os membros da Associação internacional de escritores e artistas, que tem como Presidente Internacional a Acadêmica da ALAB; Izabelle Valladares e a I FLIB (I Feira Literária Infantil de Búzios) idealizada e organizada por Márcia Fonseca, Consultora em Gestão Hoteleira & Organização de Eventos. Além dessas, pretendem contar ainda com mais outras feiras culturais livres, bem como o lançamento da I Antologia dos Poetas Fazendo Arte em Búzios, idealizada pela também Acadêmica da ALAB; Sonia Medeiros Imamura.

A abertura oficial será na noite do dia 25 a partir das 19 horas, com votos de boas vindas dos Coordenadores e dos membros da Comissão Organizadora do evento, sendo que tudo acontecerá ao som de um CONCERTO DA FILARMÔNICA RIO BRANCO, campeã dos Concursos MEC/REDE GLOBO DE TELEVISÃO e de uma queima de fogos. Logo após na Tenda Gigante do Parque, haverá uma Solenidade com Posse de novos Imortais Acadêmicos, de novos Acadêmicos Correspondente, dos membros da Academia dos Jovens da ALAB e dos Embaixadores Internacionais também da ALAB, como representantes da cultura de suas respectivas nacionalidades presentes. O Prefeito de Búzios e Acadêmico da ALAB; Delmires de Oliveira Braga, “Mirinho” eleito como Patrono desta solenidade, saudará todos seus confrades Acadêmicos, os presentes e em especial os seus paraninfados, os artistas locais e outros convidados já inscritos e confirmados que virá de todo o Brasil e do exterior.

No dia 26 ás 15 horas impreterivelmente, abertura oficial do II Seminário, que já a partir das 12h00min estará fazendo o credenciamento para participação no Seminário, com a entrega das pastas e crachás das pessoas já inscritas antecipadamente e abertura também da Feira Literária e da Exposição de Artes Plásticas. Entre os conferencistas convidados oficialmente já confirmados estão:

* O Catedrático, Evanildo Bechara, Gramático e filólogo brasileiro. Membro correspondente da Academia das Ciências de Lisboa. Doutor Honoris Causa pela Universidade de Coimbra. Professor Titular Emérito da (UERJ), da Universidade Federal Fluminense. Titular da cadeira 16 da Academia Brasileira de Filologia e da cadeira 33 da Academia Brasileira de Letras. Autor das principais gramáticas da língua portuguesa para o público leigo e a profissionais da área: Da Moderna Gramática Portuguesa (37.ª edição); Gramática Escolar da Língua Portuguesa; Lições de Português pela Análise Sintática (18.ª edição) e Patrono da ALAB, que abordará o tema “A IMPORTÂNCIA DAS ACADEMIAS DE LETRAS E ARTES NO BRASIL”.

* A Escritora e Artista Plástica, Dyandreia Portugal, Pós-Graduada pela UERJ/RJ. Participou de dezenas de exposições internacionais. É Chancelar da AFBA. Doutora Honoris Causa da ABDAV. Possuidora de altas insígnias da Académie des Arts Sciences et Lettres de Paris, Diretora de Marketing Global da LITERARTE e apresentadora do programa de TV SEM FRONTEIRAS, abordará o Tema: “AS ARTES PLÁSTICAS E A LITERATURA, UNIDAS COMO INSTRUMENTO DE LINGUAGEM”.

* O vice-presidente da ALAB, Dr. William Almeida Carvalho, membro do Instituto Histórico e Geográfico do DF e da Academia de Letras de Brasília; ex-Secretário de Estado do Distrito Federal. Ex-subchefe do Gabinete Civil da Presidência da República. Doutor em Ciências Politicas pela Université de Paris/Pantheon Sorbonne. Economista, Mestre em Administração Pública, Presidente da AML/DF, professor da Associação Brasileira de Orçamento Público (ABOP). Conferencista oficial da Asociación Internacional de Presupuesto Público (ASIP). Abordará o Tema: “O INTERCÂMBIO CULTURAL E SUA IMPORTÂNCIA NO NOVO MILENIO”.

No dia 27 de maio, a partir das 10 horas da manhã, haverá a apresentação dos Escritores e o encerramento da Exposição de Artes Plásticas com Entrega de Certificados.
A ALAB lembra ainda que o “SACI”, a contar do presente ano, se repetirá anualmente como evento perfeitamente adequado para promover e trazer turistas, mostrando as artes e as coisas culturais dos Artistas locais da querida Búzios, para que a Aldeia seja cada vez mais “vendida” para o mundo, como ela realmente é “uma das Cidades mais cosmopolitas do Brasil”

Em Búzios buscaram abrigo, e em grande estilo, milhares de pessoas oriundas de mais de 55 nacionalidades. Nesse excepcional grupo, encontram-se muitos artistas plásticos, escritores, atores, dançarinos, etc. Um dos objetivos da ALAB é tirar do anonimato, através do I SACI, alguns desses “buzianos por adoção”, pois outros dos nossos brilhantes “gringos” já gozam do reconhecimento nacional e internacional, pelo mérito de seus trabalhos.


A ALAB neste esforço deseja presenciar uma colaboração conjunta com seus artistas e intelectuais, com o grande objetivo de contribuir para o crescimento cultural da Cidade. Para tanto, nesse I SACI, já conta com algumas das legítimas manifestações das artes, da cultura e do folclore de alguns países já cadastrados e que já confirmaram a participação e comunica que ainda esta recebendo inscrições daqueles que quiseram mostrar o que seu país tem de melhor. Com essa meta, já foram aprovados e eleitos vários Embaixadores Acadêmicos Internacionais da ALAB para representar respectivamente suas Nacionalidades, que pretende agregar as ricas manifestações culturais de seus países e cujos nomes em breve darão conhecimento publico.

O “SACI” já conta com o reconhecimento e o aval do Governo de Armação dos Búzios que através da Secretaria Municipal de Turismo, Cultura, Ordem Publica e Educação, vem colaborando decisivamente com a ALAB, objetivando abrilhantar ainda mais esse importante evento, que já está inserido no Calendário de Eventos Turístico e Sociocultural da Cidade. Da sociedade civil de pronto receberam o apoio das Fundações Bem Te Vi e Rio Branco, Radical Parque de Búzios, Hotel Don Quixote, Jornal Primeira Hora, Literarte, Programa de TV Sem Fronteiras, Hotel e Pousada Casa do Catavento, Restaurante Buda Beach, Clube Brasileiro da Língua Portuguesa/MG, Poemas a Flor da Pele, além do apoio cultural de diversas academias espalhadas pelo Brasil e no exterior; ARTPOP – Academia de Artes de Cabo Frio, ALAP – Academia de Letras e Artes de Paranapuã; AACLIG – Academia de Artes Ciências e Letras de Iguaba Grande; ABD – Associação Brasileira de Desenho e Artes visuais; ACLA - Academia de Ciências, Letras e Artes de Minas Gerais; Portal Saber Cultural; FALARJ – Federação das Academias de Letras e Artes do RJ; Academia Brasileira de Trovas; Academia de Meio Ambiente; Academia Guanabarina de Letras; Divine Institute des Arts et Culture; Academia de Valparaíso – Chile; Academia de Letras de Goiás; Academia Niteroiense de Belas Artes; UBE – União Brasileira de Escritores. O comercio e toda a sociedade, ao prestigiar este evento, também serão plenamente beneficiados, não só pela diversidade e qualidade das atividades, mas também por sua gratuidade e espontaneidade de tal evento que se tornará tradicional em Búzios.

A organização do evento esta cargo da Coordenação Geral, representado pelo Presidente da ALAB; José Gonzaga de Souza e da Diretora Acadêmica Dyandreia Portugal, com a colaboração dos membros da Comissão Organizadora (por ordem alfabética): Amélio Abrantes, Antonio Câmara, Beth Braga, Carlos Eduardo Roballo Ferreira, Clóvis da Silva, Eduardo Borgerth, Fernando Naxcimento, Joel Figueiredo, Izabelle Valladares, Mauro Guedes, Miguel Ângelo Mejias-Cortez Carvalho, Sergio Rio Naves, Sonia Medeiros Imamura, Tarcisio Braga, Victor Alejandro Neri de Urioste e Wolgrand Faeda.

A ALAB solicita a todos os amantes da arte e da cultura que souberem deste evento sociocultural, também ajude, com forte empenho, a promover por todos os meios de divulgação possíveis, entre os amigos, parentes e conhecidos por todo Brasil e no exterior, pela internet, nos blogs, nas redes sociais e em todos os veículos de mídia a que tenha acesso. E com alegria e otimismo, agendem-se para participar!

Para maiores informações e inscrições alab@mar.com.br ou pelo telefone (22) 2620-8933.

JOEL FIGUEIREDO                                                                     
Acadêmico Secretário e Membro da Comissão Organizadora

Links úteis: ALAB www.alab-academia.org / RADICALPARQUE www.radicalparque.com.br/LITERARTE  sitedoescritor.ning.com

]