2 de novembro de 2011

Professores da Rede Estadual lançam obras na V Bienal do Livro de Alagoas

por Ana Paula Lins



Esta semana, quatro professores da rede pública estadual lançam livros na V Bienal Internacional do Livro de Alagoas, promovida pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Dentre as obras, constam compilações poéticas e estudos sobre a formação de professores que atuam nas séries iniciais.

Nesta quinta-feira (27), haverá o lançamento dos livros de poesias “Fagulhas e Desejos”, de Edson Marques Brandão e “Meu Caminhar”, de Judite Rocha, ambos de Palmeira dos Índios. Os dois também estarão presentes na antologia de versos “Nordeste em Verso e Prosa”. O lançamento das obras ocorre no estande da Academia Palmeirense de Letras (Apalca) nos seguintes horários: às 10h, a obra “Fagulhas e Desejos” e às 19h, os livros “Nordeste em Verso e Prosa” e “Meu Caminhar”.

Palmeira


Edson Marques Brandão é professor de Física e diretor geral do Centro de Educação de Jovens e Adultos Remy Maia, em Palmeira dos Índios. Seu livro é o resultado de experiências vividas em sala de aula como estudante de escola pública e, posteriormente, como professor da mesma rede que transformou sua história. “Esse livro é a realização de um sonho, é como um filho que alimentei e hoje o vejo formado para apresentá-lo ao mundo”, recorda.



Foto: Valdir Rocha
Professores da rede estadual lançam obras na V Bienal do Livro


Coordenadora da 3ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), Judite Rocha conta que se inspira tanto na família quanto na sua trajetória de professora para escrever suas poesias. O amor à cidade de Palmeira dos Índios também está presente em seus versos. “Sou pernambucana de nascimento, mas palmeirese de coração, pois aqui, construí minha vida profissional e constituí família O município é um lar de cultura e mesmo quem não é poeta, se torna”, fala Judite. Este é o segundo livro de Judite: sua primeira obra, “Pedaços de Mim”, foi publicada em 2003.



Literatura infantil

Outra apaixonada pelo mundo literário é a professora Marijôse Albuquerque, que lança o livro “Tudo Vira Poesia” nesta sexta-feira (28), às 16h, no estande da Secretaria de Estado da Cultura (Secult) na Bienal. Esta é a terceira obra de Marijôse, que, previamente escreveu os livros “O Dedo Mágico da Princesa” e “Sapato Viajante - Caminhos Distantes”.

A paixão de Marijôse pelas letras foi influenciada pelo pai, Mair, que era poeta. Em seus versos, a educadora faz questão de resgatar lembranças da sua infância em Cajueiro e fala como é escrever para o público infantil. “A criança é seletiva e sincera e quando ela diz que aprecia uma obra, ela é verdadeira. É importante investir neste segmento pois, desta forma, criamos uma nova geração de leitores”, frisa.

Diretora da Escola Estadual Josefa da Conceição, no Canaã, Marijôse também está a frente de projetos de leitura na unidade de ensino. Por meio do projeto “Sacolas Literárias”, os alunos levam livros para casa acompanhados de cadernos onde os estudantes relatam as histórias que acabaram de ler.

Pesquisa

Já no dia 30, a professora mestra e técnica da Superintendência de Políticas da SEE, Ana Márcia Cardoso lança os livros “A Formação Inicial de Professores e a Prática da Leitura na Escola Básica” e a “A Compreensão Leitora de Professoras dos Anos Iniciais: Um Estudo de Caso”. O evento ocorre no espaço Café Literário da Bienal, às 19h.

A primeira obra fala sobre a importância do aprimoramento da compreensão em leitura na formação inicial de professores. Já o segundo livro é resultado de pesquisa de mestrado desenvolvida em processos de capacitação da SEE com professores das séries inicias da Educação Básica.

“Um ponto significativo da pesquisa foi a discussão sobre os aspectos cognitivos da leitura, na perspectiva de refletir como ela acontece”, explica Ana Márcia.

]