15 de junho de 2008

Contra a Hipocrisia nas Igrejas

      "Eles vêm a vós disfarçados de ovelhas, mas por dentro são lobos arrebatadores" (Mt 7, 15)



      Jesus já advertira sobre os lobos no meio dos cordeiros, ou sobre o joio no meio do trigo. São Paulo também adverte acerca dos falsos irmãos nas comunidades. Desta feita, algumas pessoas inescrupulosas se infiltram nas igrejas e movimentos, expirando um odor de santidade, mas por dentro têm odor de putrefação. É lamentável vermos pessoas que estão na fila da comunhão todos os dias, mas que são mexeriqueiras, "donas" da vida alheia, se acham no direito de julgar as pessoas e, ainda, são capazes de proferirem injúrias e calúnias acerca de "seus irmãos".
      Ora, injúria e difamação são motivos para processos judiciais de acordo com os artigos 139 e 140 do Código Penal Brasileiro, com pena de um a seis meses de detenção e direito a indenização, à parte prejudicada, por danos morais.
      O Catecismo da Igreja Católica nos páragrafos 2475 a 2487 elucida a gravidade das ofensas à verdade. Eis alguns fragmentos destes parágrafos:

      "A mentira consiste em dizer o que é falso com a intenção de enganar". O Senhor denuncia na mentira uma obra diabólica: 'Vós sois do diabo, vosso pai,... nele não há verdade: quando ele mente, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso e pai da mentira' (2482) Ferindo a relação do homem com a verdade e com o próximo, a mentira ofende a relação fundante do homem e de sua palavra com o Senhor (2483) Toda falta cometida contra a justiça e a verdade impõe o dever de reparação, mesmo que seu autor tenha sido perdoado (...) Essa reparação moral e às vezes material, será avaliada na proporção do dano causado...(2487)"

      No Cânon 220 do Código de Direito Canônico encontramos:

      "A ninguém é lícito lesar ilegitimamente a boa fama de que alguém goza"

      Desta forma, toda atitude contrária à honra do ser humano é reprvável e condenável pela justiça e pela Igreja.
      Deixamos aqui o nosso repúdio a toda atitude farisaica e covarde desse tipo de gente ao mesmo tempo em que encorajamos a todas as pessoas que assim forem prejudicadas que procurem reunir todas as provas necessárias no intuito de dar uma boa punição a estas pessoas e ser indenizadas devidamente.
      Jesus disse mostrai a outra face, não no sentido de aceitar passivamente as injustiças, mas mostrar a verdade.

      Vamos trilhar no amor, na misericórdia e no respeito uns para com os outros. Isso sim deve ser o Cristianismo!
Edson Marques Brandão

Deus abençoe a todos!

]